Afisa-PR

Opinião da DIREX: "Fim da vacinação: um caminho sem volta"

O suscitado "caminho sem volta" poderá significar o contrário, ou seja, a volta da febre aftosa em nosso território

 

A Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR), com base nos conteúdos dos artigos "Fim da vacinação: um caminho sem volta" e "Declarar o Paraná área livre da aftosa sem vacinação é um estímulo à economia", espera que o marco legal (Lei 17026/2011) definidor das atividades institucionais permanentes da fiscalização agropecuária deste estado, que também são submetidas ao escrutínio de legislação mandatária superior (Decreto 5.741/2006), não tenha "mudado" seu eixo. 

A Afisa-PR também espera que o cogitado "fim da vacinação contra febre aftosa" não seja estabelecido mediante canetaço, com o propósito de atender momentânea demanda da política partidária ou subjetividades alheias às inalienáveis legalidade e tecnicidade inerentes à fiscalização agropecuária estatal.

A partir do início de 2019, a Afisa-PR atuará sobre o novo governo estadual, para que o órgão público responsável pela fiscalização agropecuária exerça plenamente seu caráter autônomo (como determina o Anexo a que se refere o Decreto 4.377/2012, art. 1º), e que a opinião da categoria (e não apenas do segmento com deveres de confiança e lealdade para com governos que momentaneamente transitam o poder) seja considerada e respeitada em temas de fundamental interesse ao desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Para a Afisa-PR, a fiscalização agropecuária estatal deve visar exclusivamente pela preservação do interesse público e ser contemplada com políticas públicas de Estado competentes, eficientes, permanentes e de longo prazo. Sem essas condições, o suscitado "caminho sem volta" poderá significar o contrário, ou seja, a volta da febre aftosa em nosso território.

Última atualização em 01/12/2017 (19:18)

 

Opinião da DIREX vinculada:

03/11/2017 - Afisa-PR & Opinião da Direx: A "antecipação do fim da vacinação" contra febre aftosa

 

Veja também:  Facebook da Afisa-PR &  @AFISAPR da Afisa-PR