Afisa-PR

Carne: Associação de fazendeiros irlandeses afirma que os países do Mercosul descumprem os padrões da União Europeia

Para a associação dos fazendeiros irlandeses, a proibição dos EUA contra a carne brasileira lança dúvidas sobre o acordo do Mercosul

 

  

[Tradução livre] A AgriLand Ireland's Largest Farming News Portal, em matéria intitulada "US ban on Brazilian beef throws doubts over Mercosur deal" (por Conor Finnerty), de 23 de junho, informa que a Irish Farmers’ Association (IFA) defende que a "decisão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) de proibir a carne bovina in natura brasileira deve suscitar dúvidas sobre qualquer tipo de acordo do Mercosul".

Para o presidente da IFA’s National Livestock, Angus Woods, "as autoridades da UE devem tomar nota desta [proibição dos EUA] decisão e retirar a carne bovina de qualquer acordo do Mercosul".

Woods disse que os "fazendeiros irlandeses e europeus estão justamente questionando como os negociadores da União Europeia podem continuar a se envolver com os países do Mercosul, depois da decisão tomada pelo USDA" que "suspendeu todas as [do Brasil] importações de carne in natura devido às 'preocupações recorrentes sobre a segurança alimentar do produto'". 

"O EU Commission Food and Veterinary Office (FVO) realizou uma série de investigações sobre as normas do Brasil", acrescentou Woods. Ele pediu que esses relatórios sejam publicados imediatamente.

Woods desafiou a FVO sobre a questão das normas exigidas, afirmando que os países do Mercosul não cumpriram consistentemente os padrões da União Europeia sobre as principais questões que envolvem: rastreabilidade; controles de saúde e de bem-estar animal; a proibição dos hormônios promotores do crescimento e controles ambientais.

As autoridades dos EUA reconheceram que existe um problema e insistiram que os seus consumidores não podem ser expostos a produtos alimentares que não atendem aos padrões dos EUA, explicou Woods.

Woods teria se reunido recentemente com o comissário da EU Commissioner for Health and Food Safety, Vytenis Andriukaitis, em Dublin, onde reiterou os pontos de vista da associação que representa sobre o escândalo da carne brasileira. "Desde que a história do 'escândalo da Operação Carne Fraca' foi denunciado pela mídia brasileira em março passado, a história real sobre a extensão e o envolvimento político nesse escândalo e corrupção só está começando a surgir no Brasil", concluiu Woods.

Segundo a AgriLand, o USDA revelou que seu Food Safety and Inspection Service (FSIS)  vinha inspecionando todas as importações brasileiras de carne para os EUA desde março.

Os resultados dessas inspeções foram, segundo notícias, a base para o USDA proibir toda a carne brasileira in natura nos EUA.

Essa suspensão durará até que o Ministério da Agricultura do Brasil tome as medidas corretivas - e que as autoridades dos EUA considerem "satisfatórias", acrescentou o USDA.

Como resultado dessas inspeções, 11% dos produtos de carne bovina do Brasil foram rejeitados - um valor consideravelmente maior do que a taxa de rejeição de 1% das importações de outros países.

O USDA disse que, uma vez que os níveis de inspeção aumentaram, 106 lotes - iguais a cerca de 862 t - de carne do Brasil foram rejeitadas. A carne brasileira foi rejeitada ​​devido a problemas de saúde pública, condições sanitárias e problemas de saúde animal.

 

Notícias vinculadas:

10-9-2018 - Irish Farmers' Association & EU trade talks with Mercosur have no credibility [Joe Healy said, “With major uncertainty over Brexit and only contempt being shown by Brazil in their failure to meet EU standards on imports, the time has come for Commission Hogan to shout stop on Mercosur”]

10-9-2018 - Independent/FARMIreland & Talks over trade deal with South Americans continue amid opposition from EU farmers [Joe Healy said, “With major uncertainty over Brexit and only contempt being shown by Brazil in their failure to meet EU standards on imports, the time has come for Commission Hogan to shout stop on Mercosur”] 

 

23-06-2017 AgriLand & US ban on Brazilian beef throws doubts over Mercosur deal

23-06-2017 IFA & USDA MOVE MEANS EU NEGOTIATORS HAVE TO REMOVE BRAZILIAN BEEF FROM MERCOSUR TALKS

23-06-2017 - Reuters & Brasil defends beef after 'system-wide problem' prompts U. S. ban

22-06-2017 AgriLand & Update: 5 Brazilian plants de-listed by US, JBS clarifies

13-06-2017 - FARMIRELAND (Independent.ie) & Major Brussels crack down on Brazilian beef and poultry imports

12-06-2017 - FARM IRELAND (Independent.ie) EU to audit 100pc of Brazilian meat imports as report fails to give 'reassurances'

25-10-2016 - "DE OLHO NOS RURALISTAS" & Descoberta superbactéria na carne de porco britânica

03-10-2016 - "The Guardian" & Revealed: MRSA variant found in British pork at Asda and Sainsbury's

10-09-2016 - "Food Safety News" & Change is what’s predictable about the future of food safety

12-08-2016 - "Agência FAPESP" & Encontrada no Brasil bactéria resistente a um dos mais poderosos antibióticos

07-01-2016 - "Theguardian" &  Three years on from the horsemeat scandal: 3 lessons we have learned

23-11-2015 - "Food & Water Watch" & New Documents Reveal Major Flaws in Nation’s Food Safety Inspection System

18-06-2015 - "The Guardian" & What is the superbug LA-MRSA CC398 and why is it spreading on farms?

04-09-2014 - "Independent" & Horsemeat scandal report calls for national food crime unit

23-04-2013 - "CleanSafe" & CleanSafe and The Horse Meat Scandal

 

Matérias vinculadas

09-06-2017 - Afisa-PR & Produtos de origem animal: Relatório do Ministério da Agricultura aponta ilegalidade no SIE do Paraná

28-10-2016 - Afisa-PR & "The Guardian": Encontrada superbactéria variante MRSA na carne suína consumida pelos britânicos 

20-09-2016 - Afisa-PR & Privatização da fiscalização agropecuária? Em um país onde os fiscais do Estado são tratados com pauladas?

14-09-2016 - Afisa-PR & Privatização da fiscalização agropecuária: A Afisa-PR é contra o PLS 326/2016

06-09-2016 - Afisa-PR & Inspeção e fiscalização são indissociáveis

07-09-2016 - Afisa-PR & Afisa-PR contesta a tentativa de precarização da fiscalização agropecuária tutelada pelo Estado

01-06-2016 - Afisa-PR & Especialistas alertam sobre as consequências da privatização da inspeção de produtos de origem animal

07-07-2016 - Afisa-PR & Contra o PL 334/2015, a Afisa-PR encaminha carta ao seu relator, deputado Onyx Lorenzoni 

27-01-2016 - Afisa-PR & Segurança alimentar: Para o DIPOA, parte do sistema de inspeção de produtos de origem animal do Paraná é ilegal

 

Acompanhe o   Facebook da Afisa-PR